O Growth Hacking tem que atuar em quase todos os domínios de uma startup: validação de ideia e modelo de negócio, desenvolvimento de produto, aquisição de usuários, ativação de usuários, rendimentos, retenção de usuários e recomendação. Como você pode imaginar, existem milhares de ferramentas que ajudam o Growth Hacker nestes processos.
Por isso, eu achei muito valioso fazer uma breve análise das ferramentas mais úteis que existem para Growth Hacking. Sempre, sem esquecer a máxima: o primeiro, livre e barato, por isso que as seguintes ferramentas têm preços asumibles pela maioria das empresas, em muitos casos, com períodos gratuitos ou até mesmo com planos totalmente gratuitos e para a vida.
Validação de ideias, Product-market fit
Sempre digo que o mais importante é que entenda que sem renda entre produto e mercado (Product-market fit), tudo o resto não importa, o crescimento sustentável não chegará. Para facilitar este processo, em que temos a “grande ideia” até que damos com o negócio real, recomendo que Leiam o Monitor, a aplicação espanhola que irá ajudá-lo a pensar em seu lean canvas, desenhar o mapa de empatia e acompanhamento de hipóteses, validações e iterações do seu modelo de negócio.
Tem uma versão gratuita muito báuna mais completa de acesso por 8€/mês.
Empresas que usam Leiam Monitor: Repsol, HP, Nativoo e Jointly.
Desenvolvimento de produto
Balsamiq Mockup facilita a criação de protótipos de todo o tipo de aplicações online, offline e também de APPs para dispositivos móveis. É uma ferramenta que eu tenho usado muito nos últimos anos, e te permite criar protótipos em menos de 10 minutos.
Tem um período de uso gratuito, e se você gosta, por 79$ é tua por toda a vida.
Empresas que usam o Balsamiq: Apple, Dropbox, eBay, Intel, Linkedin, Zappos e Netflix
User Testing tem à sua disposição milhares de testadores que podem testar a usabilidade de seu protótipo antes mesmo de desenvolver seu site ou aplicativo. O verificador grave um vídeo testando o protótipo e te deixa suas impressões sobre usabilidade e funcionalidade. Não deixe de experimentá-lo, é uma maneira rápida e econômica de detectar problemas de usabilidade em sua Home Page ou uma das funcionalidades críticas de seu APP.
Se és um novo utilizador na plataforma, por 33$ você pode obter 3 vídeos (um tester).
Empresas que usam o User Testing: Google, Apple, Microsoft, Twitter, Wikipédia, Facebook, Linkedin e Yahoo.
Geração de tráfego
Biblioteca, gratuito e legal, assim é esta ferramenta que permite converter um link em um tweet. Como tirar partido? Insira links em artigos de seu blog ou em suas newsletters, preencha fácil aos seus usuários que tuiteen o que você quiser. Além disso, o estilo de Bitly, você pode fazer um acompanhamento de todas as vezes que você clicar no link.
O melhor é vê-lo funcionando, clique aqui para fazer tweets este artigo
Preço: Grátis, você entra com sua conta do Twitter.
Ferramenta que lhe fornece informações úteis para melhorar o seu SEO. Relatórios de dicas para melhorar o SEO de sua página, back-links, efetividade de suas expressões, comparação com a concorrência, etc., Com a conta gratuita, você pode obter todos os relatórios básicos que desejar e um avançado por semana, sem pagar um euro.
Existe uma conta gratuita e, por 37€/mês, o plano básico.
Empresas que usam o WooRank: Fiat e Deloitte.
Esta ferramenta, que vem da mão-de-Neil Patel, um dos empreendedores mais brilhantes que eu conheço, vai na nova linha de ferramentas de SEO; limpeza, design e velocidade. Muito interessante para complementar a WooRank. Ah, e eu recomendo que você siga o blog de Neil Patel, sem dúvida, de um ponto que se possa encontrar.
Totalmente gratuito, você não precisa de conta.
Ferramenta multidisciplinar que combina um básico análise de SEO e que busca sistematicamente em redes sociais e blogs por palavras-chave que lhe interessam para poder interagir com os usuários ou blogueiros que sejam influencers em seu setor. Vejo o potencial desta ferramenta, mas ainda tem muita melhora por diante.
Você tem 14 dias para testá-lo e por us$45/mês acede ao plano básico.
Empresas que usam o Colibri.io: Microsoft, ING, Allianz, e Makro.
Nimble é uma ferramenta que irá ajudá-lo a gerir as relações com todos os seus contatos. O networking é essencial e Nimble permite agrupar todos os seus contatos: Twitter, Linkedin, e-mail, Facebook, etc. em um único lugar. Desta forma, você pode manter e melhorar seus relacionamentos para fazer crescer o seu negócio.
Entre outras coisas, que avisa os aniversários de seus contatos, mudanças de emprego, e o mais importante, quando alguém está falando de você
Você tem 14 dias para testá-lo e depois é sua por us$15/mês.
Redes sociais
A ferramenta de moda para todo o Community Manager, com um ótimo design e facilidade de uso, você resolverá o incômodo de criar suas redes sociais. Tem um App que funciona muito bem e um plugin para o google Chrome que facilita ainda mais a compartilhar artigos em suas redes sociais.
Existe uma conta gratuita com a qual podemos programar um número limitado de pós diários. A versão Premium custa us$10/mês e já permite programar até 100 post diários e ter 10 contas de redes sociais associadas.
Nova ferramenta desenvolvida por AppSumo com grande potencial. De uma olhada irá ajudá-lo a saber quais são as páginas do seu Site que mais sucesso têm em redes sociais ou ver quais as páginas que estão tendo mais sucesso para determinados termos ou palavras-chave. Um design bonito e uma velocidade endiablada para entregar os resultados.
Preço: Grátis, não requer conta.
Aquisição de usuários
Existem muitas ferramentas online para criar landing pages que lhe ajudem a obter e-mails ou para vender seu produto, mas a minha favorita é Instapage. É muito simples de usar e é mais barata que eu conheço. Além disso, tem integração com o WordPress.
Eu recomendo testá-lo, graças a modelos otimizados para converter, em poucos minutos, tereis feito uma landing page profissional que vai conseguir e-mails como um tiro.
Você pode testá-lo por 0€, mas para fazer algo mais profissional, eu recomendo o plano Basic que custa apenas 29€/mês.
Olá bar é um fino banner do topo, que tornou-se muito em moda ultimamente entre os blogueiros. Seu objetivo é conseguir assinantes, ou redirecionar os usuários para uma página, normalmente landing page, ou suas redes sociais. O seu lançamento vai te custar apenas 5 minutos. Integra-Se perfeitamente com o WordPress e é uma forma simples de captar assinantes para o teu blog.
A configuração básica é totalmente gratuito, mas necessita de uma conta.
Empresas que usam Hello Bar: Quick Sprout e Hawk Host.
Session Cam gravar as sessões de seus usuários. Imagine poder ver o que fazem os seus usuários, desde que chegam ao seu Site até que se vão. A quantidade de informação útil que você fornece é brutal: problemas de usabilidade, uso do scroll, etc.
Além disso, fornece a funcionalidade de mapas de calor que lhe dará mais informações sobre o comportamento de seus usuários.
Session Cam tem uma versão de acesso gratuito e de um plano de acesso a partir de us$10/mês.
Certeza que você já ouviu falar do teste A/B. São teste em que se testam, simultaneamente, duas ou mais versões de uma mesma página, para ver qual converte melhor. Instapage tem essa funcionalidade, mas está focado em landing pages. Optimizely, por sua vez, permite pegar qualquer página e criar várias versões, sem a necessidade de saber programar. Você parece mágico, verdade? Pois é assim tão fácil.
Você tem um plano gratuito por 30 dias e, em seguida, um básico por 14€/mês.
Thinglink é uma daquelas ideias simples, mas que te deixam com a boca aberta. Prepara imagens interactivas que te ajudem a conseguir usuários.
Grátis, mas requer conta.
Feedback de usuários e de pesquisa de mercado
Eu sempre usei o Alexa para conhecer a “importância” de um Website. Nem Compete nem Quantcast puderam realização de vôos cara. No entanto SimilarWeb dá resultados bastante parecidos com Alexa e a sua interface é muito mais amigável. Mesmo assim, tenha em conta que estas ferramentas nunca dão dados confiáveis, só valem como referência e só funcionam bem com Sites com muito tráfego.
O relatório básico é gratuito e não há necessidade de registro. Podemos contratar a versão PRO a partir de 199$/mês, mas que não fará falta para a maioria dos usuários.
Qualaroo é a ferramenta ideal para perguntar aos seus usuários, com simples testes contextualizados que se integram na perfeição no seu Site. Graças a esta ferramenta você poderá saber o por que e não apenas o que, identificar resistências e problemas de seus usuários para poder resolvê-los.
Você tem 14 dias de prova e o plano básico é de 63$/mês.
Empresas que usam Qualaroo: Yahoo, Vimeo, Shopify e Groupon.
User Voice podemos encontrá-lo em uma infinidade de Sites (mais de 160.000), na forma de uma aba lateral onde diz “Feedback”. Se estamos apenas começando e queremos saber a opinião de nossos usuários sobre a Web, esse serviço é uma forma econômica de obter.
Eles têm um plano gratuito e uma base a partir de us$20/mês.
Empresas que usam o Uservoice: Microsoft, Hootsuite, Zynga e Bitly.
Ferramenta gratuita, rápida e incrivelmente visual para fazer estudos de mercado. Esta espetacular ferramentas nos dá informação útil para ver quais países são mais interessantes para a nossa expansão internacional, já que facilita a penetração de internet por setores e países, o percentual de usuários que compra pela internet, quantos utilizam a Rede para pesquisar suas compras, e muito mais.
Gratuito total.
Typeform é a Apple das ferramentas de questionários e formulários. Com um design limpo e inovador conseguiram preencher um formulário para ser uma experiência emocionante. E o melhor de tudo, com Typeform se comprovar que em Portugal também somos capazes de desenvolver boas ferramentas que são vendidos em todo o mundo.
E o preço, incrível, 0€, tem tudo o que precisa, se vai dar um uso exaustivo, por 22€/mês, você tem tudo.
Empresas que usam Typeform: AirBnb, Fujitsu, Moz e a Sony Music.
Ferramenta simples que estuda as tripas de um Site e diz o hosting, o tipo de plataforma (wordpress, Magento, etc.), os widgets, etc., que usa a Web. Muito útil para investigar como foi montado sua página a concorrência.
Além disso, permite investigar ferramentas para ver quais Sites estão usando. Veja, por exemplo, que Sites da internet estão usando Qualaroo.
Grátis e não há necessidade de conta.
Plugin para o google Chrome que lhe dá o Page Rank, Alexa ranking e muito mais informações sobre a página que estiver aberta. Estes dados podem te dar uma ideia, se você está interessado em fazer link-building ou não com esse Site. Você acha que um Page Rank superior a 2 já é muito bom.
Grátis, não requer conta.
E-Mail Marketing
Não há dúvida de que é a ferramenta de e-mail marketing mais conhecido no território das startups. Com um design muito moderno e, em geral, bastante intuitivo (não sempre), permite enviar e-mails em massa com desenhos bonitos, e o mais importante, fazer um acompanhamento de aberturas e taxas de cliques para ver o que funciona e o que não funciona em suas campanhas. Integra-Se bem com uma infinidade de ferramentas.
Tem um plano gratuito que lhe permitirá se tiver listas de menos de 2.000 assinantes. Para algumas funcionalidades importantes, você terá que atualizar o plano básico de us$10/mês.
Empresas que usam Addtoany: User Voice e Algolia.
Sendgrid é uma alternativa a ter em conta para grandes empresas que enviam centenas de milhares ou milhões de e-mails. Usam mais de 150.000 empresas em todo o mundo.
O plano básico custa us$10/mês, mas se interessa investigarla pois pode sair mais barato que Addtoany para empresas que enviam muitos e-mails.
Empresas que usam Sendgrid: Spotify, Pinterest, Quora Fab e Uber.
Uma ferramenta menos conhecida que Addtoany e Sendgrid, mas, sem dúvida, tem funcionalidades muito interessantes. Como por exemplo, vai mais além em suas métricas fornecendo não só a taxa de abertura e cliques, mas também os rendimentos que oferecem suas campanhas de e-mail. Além disso, tem um sistema de triggers para envios automáticos de e-mails quando se dão determinadas circunstâncias. Vale a pena vê-la.
O pior é que a sua conta gratuita é para apenas 250 assinantes e seu plano básico começa em us$25/mês.
Automação de processos
Zapier é um bom exemplo de como podem chegar a realizar complexos processos sem saber nada de programação. Entre outras coisas Zapier facilita publicar um tweet de forma automática quando você publicar um artigo em seu blog ou enviar um e-mail quando ganhou uma venda no seu e-commerce. Isso sim, é perigosamente viciante
O plano básico é gratuito, permitindo 5 processos ativos, o seguinte custa us$15/mês e permite 20 processos.
Empresas que usam Zapier: Spotify, FOX e Groupon.
Relação com usuários
Esta espetacular ferramenta que facilita enormemente a comunicação com seus usuários de uma forma personalizada e segmentada. Orgulham-Se de unir em um: help-desk, CRM, ferramenta de e-mail marketing, ferramenta de análise de dados de usuário. Eu não testei, mas tem uma grande pinta.
Plano gratuito de 30 dias e plano Lite por r$49/mês.
Empresas que usam o Intercom.io: Buffer, Hootsuite e Git-Hub.
Olark é o aplicativo de bate-papo online por excelência. Não apenas você pode conversar com seus usuários de forma reativa, também pode ver quem está conectado, que página você está vendo, e conversar com ele de forma proativa.
14 dias de teste, e um plano básico a partir de us$15/mês.
Empresas que usam Olark: Shopify, Mixpanel, 99 Designs e Groupon.
Análise e acompanhamento
Não podemos esquecer nunca de medir todas as suas ações e, sem dúvida, o Google Analytics continua a ser uma referência entre as ferramentas gratuitas. O seu maior problema, na minha opinião, que pode ser um grande consumidor de tempo, se você não definir bem com objectivos e relatórios adaptados aos seus métricas relevantes.
Gratuito.
Empresas que usam o Google Analytics: Quase todas
Bitly é a ferramenta de encurtamento de urls, mas seu uso não se limita a “colocar bonitas” seus url, mas é um sistema muito simples para realizar o acompanhamento de campanhas em redes sociais, links que você compartilha em e-mails, etc.
Gratuito.
O Google Analytics, você diz quantas visitas você tem, mas não quem te visita. Com Mixpanel você poderá saber quais de seus usuários usam mais de sua aplicação, como a usam, em suma, você vai conhecer o grupo melhor.
Versão gratuita dá-lhe muito, e se sua startup já é maior, o plano Startup custa us$150/mês.
Empresas que usam MixPanel: WordPress, AirBnb, Kickstarter e Klout.
Web Scraping
O Web Scraping é uma técnica para fazer o download de forma tabulada informação de um Website. Imagine que você quiser baixar todos os artigos de um site para uma Excel para analisá-los, pois com o Import.io, pode fazê-lo. É uma ferramenta que requer aprendizagem, mas é muito mais simples e rápido que programarte uma aranha.
Requer fazer o download de uma aplicação, mas é gratuita para o momento.
Espero que se tenham resultados úteis. Diga-me nos comentários que outras ferramentas você usa.
Esse Artigo foi publicado primeiro em 32 ferramentas para Growth Hacking
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