quarta-feira, 8 de julho de 2020

5 dashboards personalizados para a análise de dados de seu e-commerce - SEOPapese

Há alguns meses publicamos um post sobre os quadros personalizados para análise de seu blog e agora é a vez do grande protagonista isso, a análise, o comércio eletrônico. Cerca de dashboards centrados no verdadeiro protagonista: a conversão.

1. Informação geral

Este quadro de comando mostra de relance a informação mais útil para um e-commerce, onde saberemos se a coisa funciona ou não. Uma vez obtida esta informação o interessante é se aprofundar em cada uma das métricas separadamente.

dashboard_general_ecommerce

O que inclui este quadro de comando?

  • Receitas, visitas, transações e taxa de conversão total
  • Receita por canal e receitas móveis
  • Landing Pages mais populares
  • Produtos mais vendidos
  • Palavras-chave que atraem tráfego orgânico
  • Passeios pela cidade

Inclui o painel de controle do Google Analytics.

2. E-commerce móvel

Eu “roubado” de Justin Cutroni modificando algum widget para adaptá-lo ao português. Este quadro é muito importante devido ao grande crescimento que estão tendo as compras online através de dispositivos móveis e tablets.

E-commerce móvel

O que inclui este quadro de comando?

  • Receitas totais e as receitas móveis
  • Análise on-site
  • Landing Pages mais populares
  • Taxa de rejeição celular
  • Fontes de tráfego móvel
  • Palavras-chave que atraem tráfego orgânico
  • Abandono do processo de compra
  • Campanhas com melhor desempenho

Inclui o painel de controle do Google Analytics.

3. Monitorar a sua marca no Google e em redes sociais

No e-commerce, mais do que em outro tipo de webs, é muito importante estar ao tanto das visitas e interações que recebe através das redes sociais, já que uma boa de compras que são feitas em um e-commerce começam em uma rede social. Além de saber o número de visitas que atraigas através do Google por buscas relacionadas com a sua marca é um bom indicador da saúde da sua marca.

monitorizar_marca_ecommerce

Para configurar os widgets de visitas através da marca e da pesquisa, não marca, você tem que clicar no lápis que aparece no canto superior direito do widget e adicionar o nome de sua marca no campo “palavra-chave”

visitas_marca

O que inclui este quadro de comando?

  • Tráfego orgânico marca e não marca
  • Visitas e visualizações de páginas através de redes sociais
  • Interações através de redes sociais

Inclui o painel de controle do Google Analytics.

4. Desempenho da web

Nos sites de comércio eletrônico é muito importante ter uma velocidade de carregamento muito boa, já que as vendas podem cair muito, se a velocidade de carregamento não é o ideal:

  • Seus usuários esperam que seu site carregue em menos de 2 segundos
  • 40% dos visitantes abandonam o site se demora mais de 3 segundos para carregar
  • Por cada segundo que demora para carregar a conversão cai 7%
  • Por cada segundo que demora para carregar a satisfação do usuário cai 7%
  • Uma carga mais rápida reduz a manutenção de uma web 50%
  • Se se reduz em 50% a velocidade de carga o número de páginas indexadas aumenta em 100%

rendimiento_carga_ecommerce

O que inclui este quadro de comando?

  • Velocidade média de carga e de resposta do servidor
  • Velocidade média de carga em móveis
  • Velocidade de carregamento das páginas de redirecionamento por cidade
  • Velocidade de resposta do servidor por país
  • Tempo de carregamento das páginas mais populares

Inclui o painel de controle do Google Analytics.

5. Informação sobre seus usuários

Este dashboard eu achei no Dashboard Junkie. Te mostra todas as informações que você precisa saber sobre seus usuários para poder melhorar o seu e-commerce de acordo com o tipo de usuário que tenha. Por exemplo, se você vê que tem muitos visitantes, do México, será uma boa ideia considerar incluir a opção de envios internacionais.

Informação sobre seus usuários

O que inclui este quadro de comando?

  • Cidade, País e idioma do utilizador
  • Marca e da resolução do dispositivo móvel
  • Navegador do usuário
  • Usuários únicos através de dispositivo móvel e computador

Inclui o painel de controle do Google Analytics.

Espero que esses quadros de comando sejam úteis, eu acho que não resta mais nada de importante na gaveta. Você está perdendo algo em falta? Dê-me um toque nos comentários 🙂




Esse Artigo foi publicado primeiro em 5 dashboards personalizados para a análise de dados de seu e-commerce

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