segunda-feira, 8 de junho de 2020

19 formas de reciclar o conteúdo antigo - SEOPapese

Quando você se senta para escrever um post, o que a esperança de vida que lhe dás?

Para aproveitar bem um conteúdo só precisamos ter um conceito simples e imaginação suficiente para apresentá-lo de várias maneiras diferentes. Há duas vias possíveis:

  1. Voltar para mover um conteúdo tal qual está, sem alterações
  2. Modificar o conteúdo e/ou o formato

(Mesmo se você já teve seu momento de glória no passado):

Voltar para mover um conteúdo tal qual está, sem alterações

1. Reciclagem de posts em suas redes sociais. Não publicar, uma única vez, de seus conteúdos em redes sociais. Basta variar o copy: o conteúdo não é feito para um único uso, nem para ser publicado uma única vez nas redes sociais. É perfeitamente viável publicá-lo mais vezes. Já te contamos por que compartilhar seu conteúdo mais de uma vez.
2. Liga posts antigos em seus novos posts. Isso parece óbvio, mas nem sempre se faz. E é necessário. Sim, desde que sejam alinhados, ampliem e/ou complementem o conteúdo e aumentem o valor, claro.
3. Coloque posts antigos relacionados ao final do novo post. É uma oportunidade de ouro e vem legal. Como você vai desperdiçar? Se você realmente gostou ou era o que procurava, vai ler mais.
4. Coloque alguns de seus posts mais antigos, como destaque em seu blog. Ou em algum lugar na home. Dê típico e retro de novo.

5. Faça posts do tipo ‘os posts que mais gostou’. Isto é, os mais vistos, comentados, compartilhados… os favoritos de quem te lê.
6. Faça compilações semanais (ou mensais , ou anuais) relevantes para o seu setor. Inclui posts antigos poderosos entre os posts ligados.
7. Faça um post sobre os melhores posts sobre algum tema específico e enlázalos. Mistura posts antigos e mais recentes, selecione bem e pronto.
8. Cria uma seção ‘Começa aqui’ para orientar os novos usuários. Deste modo, indicamos uma forma de começar a correcta e entregá-los para o conteúdo antigo.

reciclar o conteúdo antigo

Modificar o conteúdo e/ou o formato

9. Muda o post. Faça uma lavagem de cara, muda as imagens, atualizá-lo, faça-o com a melhor pinta, dá-lhe relevância e da república.
10. Mesmo post, muito diferente do título. O problema de muitos posts é o título. Teste diferente.
11. Transforme-o em uma newsletter. Se você tem assinantes e você está pensando em fazer uma newsletter, a cada X tempo e enviá-la, ou se já o faz, esta opção é muito interessante, pois o tempo a investir é consideravelmente menor e o valor, no entanto não o é. Basta refazer conteúdo antigo e adaptá-lo.
12. Transforme-o em uma apresentação (Slideshare). É um formato diferente que, sem dúvida, irão enriquecer o seu blog e o de mais pessoas. Com a possibilidade de inseri-la de forma simples em qualquer post em qualquer blog.
13. Versão estendida de uma temática específica: Há várias fórmulas para fazer isso:

  • Ebooks, whitepapers, manuais, guias, etc. Publicações mais extensas, a partir de conteúdo mais breve: unindo posts. Você também pode fazer isso e convidar alguém para comentar o tema em questão, e transformá-lo em colaborativo.

Por exemplo, as entrevistas são um formato que se torna, de forma simples em livros breves, somente será necessário criar algumas partes novas e sempre pode completar esse conteúdo com os outros (antigos ou novos).

  • Guest post. Post extenso banco de posts antigos para um blog interessante de seu setor. Também pode ser um post mais curto.
  • Elabora um documento em PDF mais extenso. Reúne vários posts antigos de uma mesma temática e você também pode ampliá-la a partir deles. Adapta o documento e permite o seu download de forma gratuita. Outra opção é o pagamento por tweet, ou seguir no Twitter, entre outras fórmulas.

14. Breve versão de uma temática concreta: Como o anterior, só que ao contrário, tudo é susceptível de ser mais curto ou você pode desgranar um conteúdo em pequenas capsulitas, ou fazê-lo mais leve a tomar certas partes. Uma vez que tenhamos o novo conteúdo pronto, decidimos se mudarmos formato ou não.

15. O Visual. Mais fácil de consumir.

  • Faça um infográfico. Resgata aquele post super denso com dados e milhões de palavras e redúcelo a um formato muito mais fácil de consumir e compartilhar: estudos, relatórios, e qualquer tipo de post com dados importantes.
  • Transforme-o em imagens. Posts de namoro, dicas, truques, etc., muitos, Muitos tipos de posts que adaptam-se perfeitamente a este formato, e tanto neste ponto como o anterior são perfeitos para viralizar nas redes sociais. Pinterest é nutrir e outras redes também 🙂
  • Visual thinking. Os desenhos são soluções perfeitas para praticamente qualquer assunto que você queira tratar, aqui, falamos sobre como solucionar problemas com eles.

16. Audiovisual. Para alcançar novos públicos.

  • Vídeos. Vale qualquer um a partir de um depoimento até uma animação ou um home bom, bonito e barato. O Youtube é fundamental para isso.
  • Transforme-o em webinars. Imprime um tom didático ou enfatízalo se já tem seus posts e transforma o conteúdo em um webinar.

17. Áudio: transforme-o em podcasts. Para pessoas com pouco tempo, esse formato vem fenomenal, de maneira que se podem fazer outras coisas enquanto ouve.
18. Curso on-line. Se você tem muito conteúdo, e você chega com esse material, basta agruparlo para pegar um curso online com muito pouco esforço.
19. Tutorial. Jogue com o conteúdo para criar um tutorial com uma extensão (e detalhe) dentro de suas possibilidades. Pode usar com muitos exemplos e design. E permitir a sua transferência.

Para concluir, seus conteúdos, como os gatos, têm mais vidas do que parece, a priori, se você é consciente disso e lhe tirares o jogo certo terá uma vida não só longa, mas plena: que tenham sucesso, uma vez que não significa que fique e que não possam voltar a tê-lo no futuro.

Para mais inspiração, dê uma olhada no nosso post sobre a estrutura perfeita de um post e tipos de posts.

Se lhe interessa este assunto, com certeza também vai gostar (seguro seguro):
Reutilizar conteúdo: essencial em qualquer estratégia de conteúdos
O que é o conteúdo Evergreen?




Esse Artigo foi publicado primeiro em 19 formas de reciclar o conteúdo antigo

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