Na última terça (29), o vereador Breno Garibalde, presidente da Comissão de Transportes da Câmara, fez uma visita à cidade de Maceió/AL, para saber mais sobre o processo de licitação que foi feito por lá e trazer sugestões para Aracaju. Também participaram da viagem os parlamentares Eduardo Lima, Paquito de Todos, Soneca e Ricardo Marques. Na oportunidade, Breno se reuniu com a SMTT, o Sinturb (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano), Setransp e vereadores locais.
“Em Maceió, existem menos ônibus, menos linhas e a cidade é maior, ou seja, houve uma consultoria e uma grande reestruturação do sistema. Tudo aqui ocorreu com muito diálogo entre a SMTT, Ministério Público, empresas e Câmara de Vereadores. Todos se uniram, cederam um pouquinho e conseguiram chegar em um resultado interessante para a população. Com diálogo e união de todas as partes envolvidas, é possível avançar”, destacou Breno.
A licitação do transporte público da capital alagoana ocorreu em 2015 e desde esse ano eles estão em um processo constante de melhorias, com um grande trabalho no setor e com subsídios do município. Maceió possui a menor tarifa das capitais (R$ 3,35), alguns ônibus têm wi-fi e o pagamento pode ser feito pelo cartão de passagem, pelo QR Code do celular ou por cartão de crédito.
“Além disso, 100% da frota já não usa dinheiro, o que também traz mais segurança para os trabalhadores. Claro que estas mudanças não ocorrem do dia para a noite, mas é preciso começar”, ressaltou o vereador.
Apesar dos pontos positivos, também foram identificadas algumas falhas.
“Nem tudo são flores. Lá, por exemplo, eles fazem a intermunicipalidade com apenas dois municípios. Eles também enfrentam o problema da lotação e de ônibus antigos. Então, a gente percebe que todo o país enfrenta dificuldades, mas com força de vontade e diálogo, é possível avançar. Em resumo, a visita foi positiva e nos possibilitou vários aprendizados”, finalizou Breno.
Esse artigo apareceu primeiro em A Folha Hoje – Breno Garibalde visita Maceió para entender a licitação do transporte coletivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário