A maioria das pessoas quando querem ler sobre um tema específico, o que usam de referência para saber se lhes interessa o artigo ou não, é o titular, por isso, este implicará a diferença entre o que o nosso post seja lido por muitas pessoas, ou que passe pelo nosso site sem pena nem glória.
É por isso, que a seleção de um título, é a chave para criar interesse por parte do usuário, como deve ser o nosso titular para que triunfe?
11 truques para chamar a atenção de seu usuário em um post
- Deve revelar um segredo. É o suficiente para chamar a atenção de muitos usuários. Mas lembre-se que não é tudo, e que deve cumprir com o que prometes. Não há nada pior do que estar a dizer “um segredo” e, em seguida, não dês a solução típica para esse problema comum. Exemplos: 5 coisas que você deve saber para não cair nas redes do Google Panda 4.0, 8 ferramentas grátis para melhorar o seu conteúdo visual nas redes sociais.
- Uma metodologia comprovada que resolve um problema. Se você tem uma habilidade, um produto ou serviço que oferece uma solução para os seus usuários, por que não dar? É uma excelente forma de chamar sua atenção. Costumam começar por Como…. Exemplos: Como obter boas fotos para fazer um post, Como republicar o conteúdo antigo no Twitter.
- Apoia e ilustra o post com recursos. Escolha uma boa imagem, que chame a atenção de seu usuário, e não se esqueça de apoiar o post com infográficos, vídeos e outras imagens. Exemplos: 26 fontes de gif animados, 10 aplicações para tirar maior partido do Instagram.
- Utiliza números. Faça uma coleta de recursos, de imagens e de truques que possam dar um valor acrescentado para o seu post e Exemplos: 20 maneiras de atrair seus usuários em redes sociais, 7 aplicativos para melhorar a sua página de Facebook.
- O fator surpresa. As surpresas, os titulares funcionam porque as recebemos como novidade. São estimulantes e captam a nossa atenção de forma muito mais rápida. Exemplos: Os 11 marcos mais importantes da história do seu blog, de 17 tipos de marcas no Facebook que funcionam.
- As perguntas funcionam. Geram intriga as pessoas, e são um exemplo claro de titulares que costumam dar resposta e solução para um problema. Exemplos: Qual é o melhor momento para postar nas redes sociais?, Por que nós apagado 20000 assinantes e você também deveria.
- Desperta a curiosidade. Provoca essa sensação oferecendo um pouco de informação sobre o título de seu post. Deixe seus usuários fascinados. Exemplos: 10 negação do que deveria seguir sobre SEO, Por que o SEO se torna uma pessoa melhor.
- Seja breve. Os titulares são mais eficazes se forem curtos, assim que certifica-te de que não exceda os 60 caracteres, não apenas porque é mais legível e recorda-se melhor na mente do usuário, mas porque assim os buscadores o indexadas muito melhor.
- Títulos tipo lista. São os títulos do tipo “cinco dicas para ….; “sete formas de ….”. São bastante eficazes para provocar esse “clique” que todos nós procuramos, porque apresentam o tema de forma muito concisa e direta, vão direto ao ponto, mas também não temos que abusar, porque é uma fórmula que, além de ser muito explorada. Usa-Se a destro e sinistro muitas vezes, sem dar uma solução para o problema.
- Emocionar-se com o seu título. Não use o título, para descrever o produto/serviço, sem mais. O título não pode ser abstrato, deve despertar um desejo emocional.
- Sei útil. Se o que você vai explicar não é útil para o leitor, é muito provável que ele não lhe interessa. No título você deve concentrar essa “sensação de utilidade”. Não há melhor do que conhecer as necessidades do leitor e que o título seja suscitada perguntas em relação com estas. Exemplos: Como melhorar o seu perfil do LinkedIn em 7 passos, Como criar relatórios personalizados do Google Analytics.
E sem dúvida, quando se esqueça: tudo isso, lembra-se de uma das grandes frases de Joe Sugarman, um dos gênios do marketing, que perguntava aos seus alunos em suas aulas:
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